Visita de Campo dos discentes do curso de Serviço Social sobre o Trabalho dos profissionais no PRODECA.
Na segunda-feira, 14 de julho de 2025 , na sala de reuniões do Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA), localizado no anexo do CCA, bloco C, setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), O Programa Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente (PRODECA) recebeu 22 (vinte e dois) discentes do curso Serviço Social - ICSEZ - do campus Parintins em uma visita de campo idealizado pelo Prof. Dr. Gladson Rosas Hauradou, responsável pela disciplina Instrumentalidade do Serviço Social; Profª Dra. Valmiene Florindo Farias Sousa responsável pela disciplina Serviço Social na Contemporaneidade e pela Profª Dra. Maria de Lourdes Ferreira da Silva responsável pela disciplina de Direito e Legislação Social, contando também com a presença da pesquisadora Me. Denise Bentes Soares.
O objetivo geral da atividade consistiu em realizar uma ação pedagógica que possibilitasse aos discentes uma compreensão mais ampla e aprofundada sobre o processo de trabalho dos profissionais de Serviço Social dentro do PRODECA atráves de uma receptiva roda de conversa entre todos os presentes ali.
o Técnico de Referência do PRODECA, Wesllem Araújo de Vasconcelos, iniciou sua apresentação com um resgate da trajetória histórica do referido programa, destacando sua linha do tempo desde a criação até a atual fase de institucionalização. Em seguida, abordou como o programa se encontra nos dias atuais.O técnico enfatizou a estrutura organizacional do PRODECA, destacando os responsáveis pela sua coordenação e informando que o programa está vinculado ao Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de integrar o Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA), coordenado por [inserir nome do coordenador, se desejado].Foi ressaltada ainda a articulação entre a prática profissional desenvolvida no programa e o plano de trabalho do Observatório que atua dentro do PRODECA. Por fim, o técnico apresentou os órgãos financiadores do programa, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT).
Durante a visita de campo, a coordenadora operacional da Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas (ECAM), Nathalia de Souza Freires, apresentou o projeto de extensão intitulado Implantação do Núcleo Permanente de Formação “Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas”, coordenado pela Profa. Dra. Hellen Bastos Gomes. O projeto resulta de um acordo firmado entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Fundação Universidade do Amazonas. A coordenadora destacou como o programa está estruturado, informando que já foram concluídos cinco (05) módulos de formação. Após a conclusão, ocorreu um mmento simbólico com um sorteio de livros e kits.
Redes Sociais