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Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas promoveu o Curso de Aperfeiçoamento presencial em Benjamin Constant

  • Publicado: Quarta, 22 de Outubro de 2025, 14h55
  • Última atualização em Quarta, 22 de Outubro de 2025, 15h04

Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, entre outros profissionais do Sistema de Garantia do Direito da Criança e do Adolescente participaram, entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, da etapa presencial do Curso de Aperfeiçoamento da Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas (ECAM) – TED nº 29/2023. O encontro aconteceu no município de Benjamin Constant e contou com cinco dias de atividades práticas por meio de metodologia ativa e discussões com base em relatos e experiências sobre a atuação dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

A ECAM tem como objetivo promover a capacitação de Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direito e demais profissionais que atuam na rede de proteção. Nesta etapa, o módulo V foi conduzido pela Profa. Dra. Silvia Carla, com auxílio do técnico Wesllem Araújo e do monitor George Garcia, reunindo um total de 39 participantes no Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas - CETAM. 

Participantes da turma

No primeiro dia, os participantes vivenciaram a atividade “Confluência das Águas”, que teve como propósito valorizar as trajetórias pessoais e evidenciar a riqueza da diversidade entre os cursistas. Na sequência, foi desenvolvida a “Cartografia da Rede de Proteção”, com o objetivo de identificar os serviços disponíveis no território e compreender os fluxos de atendimento existentes. Ainda nesse momento, foi realizada a construção coletiva de um “contrato didático”, voltado a estabelecer um pacto de convivência e corresponsabilidade ao longo do curso.

Registro da atividade de "cartografia da rede"

No segundo dia, a dinâmica “Olhar da Infância” promoveu uma reflexão sobre pensar a perspectiva de uma criança por meio de fotos tiradas pelos próprios cursistas. Em seguida, a oficina abordou a elaboração da “Cartografia do Usuário-guia” e a atividade de “Coordenação de Casos”, possibilitando uma análise mais aprofundada de diferentes realidades e o reconhecimento da atuação da rede, dos caminhos percorridos e dos instrumentos empregados no acompanhamento técnico das situações apresentadas.

O terceiro dia foi dedicado ao aprimoramento das práticas de registro profissional, com foco na análise e produção de documentos como relatórios, atas, notificações, ofícios e planos de ação. Durante a “Oficina de Escrita Técnica”, os participantes elaboraram um manifesto coletivo e construíram um plano de ação baseado em uma situação-problema, fortalecendo a relação entre teoria e prática.

Registro da atividade de planejamento

A atividade “Café Regional” fez parte do quarto dia de formação, com a proposta de mobilizar ações de promoção, defesa e controle social por meio de diálogos, mapeamento de violações, estratégias de proteção e identificação de caminhos voltados à prevenção. Também foi desenvolvida a dinâmica “Role Play”, que estimulou a reflexão sobre o papel e a atuação dos profissionais diante de situações de violação de direitos. E o encerramento, no quinto dia, foi marcado por uma dinâmica inspirada nas memórias de brincadeiras da infância, seguida pela oficina de “Planejamento Participativo”, que incentivou a construção conjunta de propostas e ações voltadas ao fortalecimento da rede local. A programação foi concluída com uma dança de roda, proporcionando um momento de integração, partilha e descontração entre os participantes.

Dinâmica de roda entre a turma

A metodologia ativa adotada pela ECAM promoveu um ambiente de diálogo, escuta e construção colaborativa, despertando novos olhares sobre a prática dos profissionais que compõem a rede de proteção à infância e à adolescência. Ao final do curso, os participantes destacaram a importância da articulação entre os diversos serviços como estratégia essencial para o enfrentamento das violações de direitos no município de Benjamin Constant.

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