Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas promoveu o Curso de Aperfeiçoamento presencial em Parintins
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas promoveu o Curso de Aperfeiçoamento presencial em Parintins

  • Publicado: Sexta, 17 de Outubro de 2025, 13h34
  • Última atualização em Sexta, 17 de Outubro de 2025, 13h59

Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, entre outros profissionais do Sistema de Garantia do Direito da Criança e do Adolescente participaram, entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, da etapa presencial do Curso de Aperfeiçoamento da Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas (ECAM) – TED nº 29/2023. O encontro foi realizado no município de Parintins e contou com quatro dias de vivências práticas, utilizando a metodologia ativa, baseada em atividades e  rodas de conversa fundamentadas em relatos e experiências sobre a atuação dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).

 

A ECAM tem como missão promover o aprimoramento de Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direito e demais profissionais que compõem a rede de proteção. Nesta edição, o módulo V foi ministrado pela Profa. Dra. Silvia Carla, com o apoio dos monitores Wesllen Araújo, Nathalia Freires e Graziela Gonçalves, reunindo um total de 114 participantes no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Campus Parintins.

 

No primeiro dia, os participantes vivenciaram a dinâmica “Confluência das Águas”, que reconheceu e valorizou as trajetórias singulares e a diversidade cultural dos envolvidos. Em seguida, construíram coletivamente a “Cartografia da Rede de Proteção”, identificando e organizando os serviços e fluxos de atendimento disponíveis no território.


  Roda de apresentação durante o primeiro dia

No segundo dia, a dinâmica “Olhar da Infância” levou os profissionais a analisarem, sob a perspectiva infantil, imagens do cotidiano, estimulando uma escuta sensível. Posteriormente, a oficina abordou a “Construção do Usuário-Guia” e a “Gestão do Caso”, promovendo a contextualização das situações atendidas e o reconhecimento dos instrumentos utilizados no acompanhamento técnico de casos reais.

           Apresentação da oficina "Gestão do usuário-guia”

O terceiro dia teve como foco o aprimoramento da escrita técnica, com revisão e discussão de documentos como relatórios, atas, notificações, ofícios e planos de ação. Os participantes também desenvolveram um plano de ação voltado ao enfrentamento da violência sexual na região. A atividade “Café Regional” complementou os debates, promovendo o levantamento das formas de ocorrência do problema, estratégias de enfrentamento e iniciativas preventivas no território.

Apresentação das atividades do terceiro dia

 

O curso foi finalizado no quarto dia com o compartilhamento de uma brincadeira tradicional de infância, seguida da redação coletiva de um manifesto e da oficina de “Planejamento Participativo”, que incentivou a construção colaborativa de propostas e ações voltadas ao fortalecimento da rede local. A programação também contou com a apresentação de uma música de roda, proporcionando um momento de integração e celebração entre os participantes.


Encerramento das atividades do módulo V

 

A abordagem da metodologia ativa adotada pela ECAM facilitou o compartilhamento de vivências, reflexões e aprendizados, ampliando as percepções sobre a prática profissional na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao término do curso, os participantes enfatizaram a relevância da articulação da rede para o enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes no município de Parintins.

registrado em:
Fim do conteúdo da página