Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas promoveu o Curso de Aperfeiçoamento presencial em São Gabriel da Cachoeira
Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos, entre outros profissionais do Sistema de Garantia do Direito da Criança e do Adolescente participaram, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2025, da etapa presencial do Curso de Aperfeiçoamento da Escola Ouvindo Conselhos no Estado do Amazonas (ECAM) – TED nº 29/2023. O encontro aconteceu no município de São Gabriel da Cachoeira e contou com quatro dias de atividades práticas por meio de metodologia ativa e discussões com base em relatos e experiências sobre a atuação dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
A ECAM tem como objetivo promover a capacitação de Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direito e demais profissionais que atuam na rede de proteção. Nesta edição, o módulo V foi conduzido pela Profa. Dra. Elourdie Corrêa e pela monitora Sarah Guimarães, reunindo um total de 31 participantes na Secretaria Municipal de Educação Indígena do município.
No primeiro dia, os alunos participaram da dinâmica “Confluência das Águas”, que valorizou as trajetórias individuais e a diversidade dos participantes. Também realizaram a construção da “Cartografia da Rede de Proteção”, mapeando serviços e fluxos existentes no território.

Alunos e Professora com a bandeira de Santa Isabel do Rio Negro, um dos municípos participantes.
No segundo dia, a dinâmica “Olhar da Infância” estimulou os profissionais a refletirem sobre a percepção de uma criança diante de imagens do cotidiano. Em seguida, a oficina trabalhou a “Construção do Usuário-Guia” e a “Gestão do Caso”, possibilitando a contextualização do sujeito e o reconhecimento dos documentos utilizados no acompanhamento de situações concretas.


Atividades e participantes do segundo dia
O terceiro dia foi dedicado ao fortalecimento da prática de registro escrito, com análise de relatórios, atas, notificações, ofícios e planos de ação. Os participantes também elaboraram um plano de ação voltado à questão da violência sexual no território. A atividade “Café Regional” complementou o debate, permitindo o mapeamento das formas de manifestação do problema, das estratégias de proteção e das possibilidades de prevenção.


Atividades e participantes do terceiro dia
O curso foi encerrado no quarto dia com a dinâmica de “uma brincadeira de infância”, a elaboração de um manifesto coletivo e a oficina de “Planejamento Participativo”, que estimulou a elaboração coletiva de ações e propostas para a rede local. A programação também incluiu a apresentação de uma música regional, garantindo um momento de integração e descontração entre os alunos.

Manifesto Coletivo no dia do encerramento.
A metodologia ativa adotada pela ECAM favoreceu a troca de experiências, relatos e debates, além de despertar novas perspectivas sobre a atuação dos profissionais da rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Ao final, os participantes destacaram a importância da união da rede para enfrentar as violações de direitos no município de São Gabriel da Cachoeira.
Redes Sociais