Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PRODECA e o Dia Nacional da Mamografia: a importância do exame na saúde da mulher
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

PRODECA e o Dia Nacional da Mamografia: a importância do exame na saúde da mulher

  • Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2026, 11h13
  • Última atualização em Quinta, 05 de Fevereiro de 2026, 11h15

Nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional da Mamografia, criado em 2008 pela Lei nº 11.695/2008, rememorando a importância do exame de mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse dia serve não só como lembrete de um exame, serve também como um lembrete de uma luta contra uma enfermidade que atinge diversas mulheres ao redor do mundo, mas que acaba por ser constantemente esquecida. Mas, primeiramente, do que se trata esse exame?

A mamografia é um exame que consiste em uma radiografia feita das mamas por um equipamento de raios-x chamado mamógrafo, que identifica qualquer tipo de alteração suspeita na região. Esse exame destaca lesões, calcificações, lesões, tumores ou nódulos presentes nas mamas, de certa forma a identificar a necessidade ou não de uma análise em laboratório para a confirmação ou negação da presença de um câncer. É importante lembrar a não recomendação do auto-exame como forma de diagnóstico principal, mas sim, como uma forma de desenvolver o autoconhecimento do próprio corpo. Mas como está a situação do exame e da enfermidade no estado do Amazonas?

No contexto amazonense, a situação demonstra índices crescentes de diagnósticos desse tipo de câncer. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, no estado do Amazonas, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais atinge as mulheres na região, sendo previsto pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, também, que mais 500 casos apareceriam em ambos os anos de 2024 e 2025.  Portanto, esse cenário de certa forma alarmante destaca a importância de um diagnóstico precoce, para que se facilite o tratamento e a cura.

Logo, esse dia alusivo lembra a necessidade e a importância da mamografia na saúde da mulher. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento para o câncer de mama, composto pelas etapas de cirurgia, quimioterapia e radioterapia - humanizando o tratamento para a paciente, que não sofrerá tantos impactos físicos e/ou psicológicos quanto sofreria em um estágio mais avançado -. Ainda assim, é importante começar a se prevenir desde antes da idade de risco, como na etapa de jovem e adolescente, devido a presença comum de fatores de risco na vida de diversas mulheres, como a menarca precoce e a nuliparidade.

Sendo assim, a mamografia é um exame clínico vital para a saúde de diversas mulheres pelo país, mais em específico para as da região do estado do Amazonas, tendo em vista a grande incidência de casos de câncer de mama regionalmente, havendo a necessidade da promoção e disseminação da consciência sobre esse tipo de exame e sobre a enfermidade. E é nessa necessidade que o Programa Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente (PRODECA) se mobiliza primeiramente relembrando o papel do Dia Nacional da Mamografia na conscientização sobre a importância da mamografia, assim como realiza projetos como o Check-Up Feminino, que busca realizar ações de caráter educativo sobre a Saúde Integral da Mulher, abordando pautas como o próprio câncer de mama. Portanto, esse dia alusivo mobiliza a sociedade em prol da situação muitas vezes negligenciada de milhares de mulheres que sofrem desse tipo de câncer.

 

At.te., Manoel Bispo do Bonfim Neto - Bolsista extensionista/PRODECA. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página